Rua da Trindade, 1B 8000-273 Faro Tel: 289 822 700 Fax: 211 454 858

21
Mar 11

DATA: 26 de MARÇO 2011, SÁBADO, ENTRE AS 16H E AS 22 HORAS

LOCAL: ALAMEDA DE PORTIMÃO TOPO NASCENTE, PRAÇA DA REPÚBLICA 1a5, PORTIMÃO 

A Delegação do Algarve da SRS da Ordem dos Arquitectos, com o apoio da CasaGranturismo Design Village em Silves, da Neocivil Construções do Algarve, SA e de Patrícia Rodrigues que gentilmente cede o seu espaço, apresenta o seminário ‘‘ Do ZOO à prisão: Reabilitação Urbana No Algarve Entre Tapumes e Gruas’’, dia 26 de Março de 2011 entre as 16h e as 22horas, na Alameda de Portimão, Praça da República, nº 1 a 5, Portimão. A entrada é livre e está sujeita à lotação da sala.

 

Texto curatorial

Entre a urbanidade suburbana do litoral ao barrocal e a baixa da cidade algarvia, habitar no Algarve tornou-se uma espécie de zoo ou prisão, uma colecção de indivíduos que comemora a festa do ‘‘Verão’’ azul, branca, laranja e abandona a casa, o barco e o cão aceitando por desleixo ou desprego a clausura da próxima estação. Consequentemente, nós os arquitectos, urbanistas, paisagistas, geógrafos, políticos, engenheiros ou mesmo os construtores, temos dificuldade em entender o que significa para toda esta gente o quarto, a casa, a rua, a loja, a marginal ou a praça. Em outras palavras, nós não temos qualquer teoria acerca do assunto, digo eu. No entanto a maioria de nós que aqui ‘‘

faz coisas’’, vive confiante da sua habilidade em reconhecer os incidentes ou problemas e em evitá-los ou programá-los entre tapumes e gruas.

Este seminário propõe-se contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão acerca destas ‘‘coisas’’ no Algarve usando de uma anunciada Nova Vaga: a Reabilitação Urbana.

Por enquanto, esta nova vaga, não é mais que um motivo ou argumento para concorrer ‘‘mais uma vez’’ ao QREN, assumindo no imediato possível, ou simplesmente logo, a tentativa de extrair ou recriar uma memória da paisagem urbana do Algarve pré-1965.

No entanto, tal como Godard, Resnais, Truffaut ou mesmo Chris Marker e Milos Forman no pós-guerra de 1950’s, esta nova vaga deverá ser  uma oportunidade para recalibrar métodos e estratégias de representação da região. Estes deverão permitir ao Algarve, por ora estância balnear, solucionar incidentes históricos e ideológicos e programar uma realidade sem tempo, sem pré nem pós, entre a concepção de ruína de Ruskin, a mecânica de Viollet-le-Duc e o CRONOCAOS de Koolhaas. Tal como afirma este ultimo são muitas as respostas e termos - preservação, conservação, reconstrução, reabilitação, requalificação, reestruturação, reprogramação, reclamação --- que directa ou indirectamente promovem quase sempre os seus pares opostos --- destruição, modernização, descaracterização, alteração, ampliação, extensão --- em envelopes burocráticos, com linguagem e códigos demasiado fechados e primitivos para o fim a que se propõem --- gerar o dito ‘‘ajuste’’ ou ‘‘adaptação’’ entre algo que existe e o que é novo ou ‘‘renovado’’ (assumam-se os sinónimos). Ao final é toda uma linguagem de soluções arquitectónicas e mecânicas que alguns tentam disfarçar de qualquer outra coisa, pois continuamos entre especialistas e espertos : cada um faz ou sabe a sua coisa.

Ricardo Camacho, Silves Fev2011

 

PROGRAMA

26 DE MARÇO DE 2011 DAS 16’00H ÁS 22’00H

Abertura do Seminário com a presença de Vítor Lourenço, Presidente da Delegação do Algarve da SRS da Ordem dos Arquitectos; Ricardo Camacho da CasaGranturismo e Engº Nuno Fonseca da Neocivil,Construções do Algarve,SA, 16’00h

CONTEXTO

Prof. Ivan Rupnik/NorthEastern Univ.,School of Architecture, Boston, EUA, 16’40h

Prof. Ana Moya Pollitero/ Dep. de Arquitectura do ISMAT, Portimão, 17’30h

Arq. Sara Santos Machado/ programa de doutoramento da Univ. Porto, 18’20h

coffee break de 15min

PRÁTICAS

Roger Stephenson/ Stephenson Bell Architects, Manchester, UK, 19’20h

João Vieira Costa/ Context Architects, Porto, 20’00h

Angelo Bucci/ SPBR arquitectos, São Paulo, Brasil, 20’40h

Hrvoje Njiric/ Njiric + arhitekti, Zagreb, Croácia, 21’20h

 

Prof. Ivan Rupnik/ http://www.architecture.neu.edu/people/faculty/ivan-rupnik

Prof. Ana Moya Pollitero/ http://www.studiomeb.com

Arq. Sara Santos Machado/ http://www.stroop.pt

Roger Stephenson/ Stephenson Bell Architects, http://www.stephenson-bell.com/

João Vieira Costa/ Context Architects, http://www.context-architects.com/

Hrvoje Njiric/ Njiric + arhitekti, Zagreb, http://www.njiric.com

Angelo Bucci/ SPBR arquitectos, http://www.spbr.arq.br/

 

publicado por Algarve-OASRS às 10:16

pesquisa
 
arquivos
2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


arquivo fotográfico
subscrever feeds